Benefícios da Laserterapia na Odontologia

Os procedimentos odontológicos têm um grande aliado que é a laserterapia. Através da emissão de feixes de lasers específicos, os  tecidos alterados sofrem influência desta luz, promovendo reações biológicas como a aceleração no processo de cicatrização, redução de processos inflamatórios, diminuição da dor.

A Laserterapia tem como principal objetivo complementar ou até melhorar a qualidade do tratamento, gerando mais conforto para os pacientes, e o principal, é um procedimento não invasivo, sem dor!

Como é o laser usado na odontologia?

– Existem duas modalidades de lasers utilizados em odontologia: Os lasers de alta potência (para procedimentos cirúrgicos e preparos de cavidades nos dentes) e os de baixa potência (laserterapia), sendo o laser mais utilizado é o de diodo, com comprimentos de onda no visível (vermelho) e infra-vermelho.

Qual vantagem da laserterapia após uma extração dental?

Após uma extração dental, a laserterapia pode proporcionar um pós-operatório mais confortável, reduzindo a dor e edema, com aceleração no processo de cicatrização. O mesmo é válido para a maioria das cirurgias orais como instalação de implantes, cirurgia periodontal, etc.

No caso de aftas, a laserterapia diminui da dor?

Observa-se um alívio e acelera o processo de reparação.

A laserterapia ajuda no caso de herpes simples?

– Um fato interessante é que se a laserterapia for realizada antes do aparecimento das vesículas, pode praticamente inibir as manifestações clínicas da herpes simples. Após esta fase, a laserterapia poderá acelerar o processo de cicatrização.

A dor na ATM (articulação temporo-madibular) pode ser tratada com o laser?

– A laserterapia funciona como um coadjuvante neste tratamento, podendo diminuir a dor, inflamação e agir como relaxante muscular. Há necessidade do correto diagnóstico e tratamento para cada caso.

Na sensibilidade com água gelada, a laserterapia é efetiva?

– Tendo ação analgésica, a laserterapia pode reduzir a dor nas áreas sensíveis do dente próximo à gengiva. Deve-se ficar claro que a avaliação da causa e o correto tratamento devem ser levados em consideração. A laserterapia também pode ser indicada após a raspagem de cálculos, reduzindo a sensibilidade dental.

A laserterapia ajuda no clareamento dental?

– No procedimento de clareamento dental é comum o aparecimento de sensibilidade dental durante e após o clareamento no consultório. A laserterapia tem a finalidade de prevenir esta sensibilidade, proporcionando mais conforto ao paciente.

Qualquer tipo de dor pode ser solucionada com o laser?

– Não. Mesmo com os efeitos de analgésico, anti-inflamatório e aceleração do processo de cicatrização, a causa da dor deve ser avaliada e medidas convencionais devem ser tomadas, independentemente do uso ou não da laserterapia. A vantagem do uso do laser neste caso seria reduzir os sintomas.

O que significa PDT?

– A PDT é a Terapia Fotodinâmica (PhotoDynamic Therapy). Ela é extremamente útil quando se busca redução de microrganismos em determinados procedimentos odontológicos como nos tratamentos endodônticos e periodontais. Basicamente utiliza-se de um corante fotossensível que é absorvido pelo laser, atuando nas bactérias.

Existe alguma contra-indicação para a Laserterapia?

– Sim, a Laserterapia estimula o metabolismo das células locais, este tratamento não é indicado em casos onde há suspeita de tumores, por exemplo. Mas existem outras contra-indicações e cada caso deve ser avaliado com atenção pelo profissional responsável pelo procedimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s