TESTE DA LINGUINHA

Desde o fim de 2014, uma lei federal (no 13.002/2014) tornou obrigatória a realização em todos os hospitais e maternidades públicos e privados do País do “teste da linguinha”. O exame, que deve ser feito em até 24 horas depois do nascimento do bebê, tem por objetivo detectar alterações no frênulo — membrana que liga a língua ao assoalho da boca —, também conhecido como freio lingual. O frênulo lingual curto, ou inserção muito anterior, pode gerar anquiloglossia, a popular língua presa.


A língua presa pode prejudicar a amamentação. Segundo a Fonoaudióloga e cirurgiã Dentista “Em alguns casos, o bebê tem dificuldades de sucção no peito da mãe, podendo
perder peso e gerar dor no mamilo materno”, “Isso acaba levando ao desmame precoce”, acrescenta.


A língua presa também pode causar problemas de mastigação, deglutição e respiração. Por ter efeito sonoro na fala, a alteração na língua acaba gerando ainda apelidos, podendo colocar a criança em condição de sofrer bullying durante a adolescência e a juventude.


Segundo a dra. Sandrelle, as causas exatas da língua presa ainda são desconhecidas. “Elas podem ocorrer em famílias com ou sem histórico do problema, podem estar associadas a
outras alterações craniofaciais, porém frequentemente aparecem de forma isolada”, explica.


Ficar atenta ao choro do bebê também ajuda no diagnóstico: “Observamos as características do choro porque o bebê que tem a língua presa sobe mais as laterais do que a ponta da língua, que fica mais baixa que as laterais”, reforça. A correção é feita, na maioria das vezes, com um pequeno corte no freio, um “piquezinho”, para que a língua possa ter mais movimento. No procedimento, que dura poucos minutos, é usado a anestesia local e o bebê já pode ser amamentado na sequência.


Existem graus diferentes de língua presa e, por isso, o tratamento varia. “Nem todas têm a indicação do tratamento do pique na língua, mas caso a cirurgia seja necessária, quanto
menor a criança, mais rápida é a recuperação. Isso porque nessa fase a cirurgia seria praticamente indolor”, e aqui no Consultório Sandrelle Arcipretti estamos preparadas para dar o melhor para seu bebê.

A prevenção é mais barata do que o tratamento de uma doença. #saúdebucal

Somos um Consultório Odontológico planejado para cuidar do seu sorriso. Contamos com técnicas e equipamentos modernos para garantir aos nossos pacientes tratamentos mais rápidos e eficientes. Aqui seu atendimento é totalmente personalizado. Nosso ambiente é aconchegante e muito agradável.

  • Acesso fácil e seguro
  • Estacionamento privativo gratuito.
  • Ambiente climatizado.
  • Equipamentos de última geração
  • Internet wireless

VENHA CONHECER O CONSULTÓRIO! AGENDE UM REVISÃO E MANTENHA A BOCA SAUDÁVEL SEMPRE!

R. Dr. Timóteo, 371 – Sala 504, Floresta, Porto Alegre – RS

PORTO ALEGRE RS (51)37373588  (51)981539886 (WHATSAPP)

Pc República, 130 sala 407 – St. Central, Itumbiara – GO, 75503-260

ITUMBIARA GO (64) 34313585  (64) 992964104 (WHATSAPP)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s