O Dia do Beijo é comemorado em 13 de Abril. Nesta data celebra-se o beijo que é um símbolo de afeto e carinho, sendo um gesto muito antigo e desde a idade média era utilizado com várias simbologias. E para já que essa data que tem tudo a ver com a “nossa área” vamos falar um pouco sobre o assunto!
Um só minuto de beijo e, no entanto, quantos segundos de espanto!
Vinícios de Moraes
💋 Quando nós nos beijamos, hormônios como endorfina e adrenalina são ativados. Por isso aquela sensação de euforia. Outra curiosidade é que também é liberado oxitocina, que é o hormônio que ajuda você a criar laços com alguém.
💋 Beijar é razão, não só emoção “O beijo ativa todos os nossos sentidos (como o olfato, o paladar e o tato) para que forneçam pistas sobre a compatibilidade e o potencial de um parceiro a longo prazo. Nosso corpo e cérebro nos ajudam a decidir se devemos investir no relacionamento. Ao mesmo tempo, as terminações nervosas presentes nos lábios fazem da experiência algo extremamente agradável. E é função dos hormônios e dos neurotransmissores promoverem vínculo e proximidade entre as duas pessoas, explica a pesquisadora Sheril Kirshenbaum no livro A Ciência do Beijo.
💋 Beijo pode transmite doenças, mas… Herpes labial, mononucleose,gonorreia e H1N1 são algumas das principais doenças que podem ser transmitidas pelo beijo. Mas você sabia que cárie e gengivite (inflamação na gengiva causada pelo tártaro) também podem ser transmitidas enquanto beijamos? É raro, mas pode acontecer caso a sua imunidade esteja baixa. O vírus HIV, da AIDS, não é transmitido pela saliva, logo as chances de você se contaminar pelo beijo são praticamente nulas. Em compensação ele faz (muito) bem à saúde! Ué?! É que assim: quando você beija, você pode trocar, segundo um estudo realizado pela Universidade de Amsterdam, 80 milhões de de bactérias com a outra pessoa! Pode até parecer meio nojento, mas vários pesquisadores já afirmaram que isso é bom. O motivo? A troca de bactérias fortalece o sistema imunológico (desde que os dois envolvidos estejam saudáveis, é claro). Outra coisa benéfica do beijo é que ajuda na saúde bucal: ao produzir mais saliva, você elimina bactérias prejudiciais aos dentes.
💋 Ah, e sabia que beijar também regula a pressão arterial? Sua frequência cardíaca acelera e seus vasos sanguíneos dilatam, o que facilita o fluxo de sangue que circula pelo seu corpo. Pesquisadores japoneses ainda afirmam que beijar ajuda a aliviar os sintomas de alergias, como rinite, pois o beijo diminui os níveis de imunoglobulina E (anticorpo responsável pelos sintomas da alergia) no sangue.