❓ Prevenção é o melhor remédio
A Gengivite é uma inflamação da gengiva, que no seu estágio inicial da doença gengival e a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa, uma película, grudenta e incolor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva. Pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum entre os adultos. Quando não é detectada no estágio inicial, a gengivite pode ser revertida!
Esse resíduo, a placa bacteriana são compostos por bactérias que produzem toxinas, que irritam a gengiva, causando a resposta inflamatória.
O acúmulo da placa causa o Tártaro, estrutura que se calcifica ao redor do dente, abaixo e acima da linha da gengiva, nesse estágio a remoção do Tártaro só pode ser feito pelo dentista.
⚠ Por que manter-se alerta?
A Gengivite é o primeiro estágio de Doença Periodontal. Se não for tratada, a Gengivite pode evoluir para a Periodontite, que é a principal causa de perda dos dentes definitivos. Para se ter uma ideia, segundo a pesquisa Nacional de Saúde de 2013, do IBGE, na população com 18 anos ou mais:
Periodontite
A gengivite é o primeiro estágio, e se o paciente faz um tratamento adequado nesta fase, é possível revertê-lo. Caso, não o problema pode se agravar e se tornar uma Periodontite.
Nesta fase, ocorre a inflamação que provoca um desgaste irreversível no osso, gengivas e fibras de sustentação dos dentes. Ainda possível notar, ao redor dos dentes, a formação de uma bolsa que avança para dentro da gengiva e armazena resíduos alimentares e a placa bacteriana. Se for feito um acompanhamento médico e juntamente um tratamento rigoroso, é possível evitar danos maiores e prevenir avanços da doença.
Sintomas
- Gengivas vermelhas, inchadas ou sensíveis
- Gengivas que sangram ao escovar ou usar fio dental
- Retração gengival
- Mau hálito
Fatores de risco
- Fumar
- Diabetes
- Gravidez
- Predisposição genética
- Alguns medicamentos
- Tratamentos ortodônticos
- Higiene bucal insuficiente ou inadequada
Prevenção
A prevenção e o tratamento da gengivite são feitos com visitas periódicas ao dentista, para limpeza profissional e higiene bucal adequada.
- Escove os dentes, 3x ao dia
- Use fio dental, pelo menos 1x ao dia
Se os sintomas da gengivite aparecerem, não deixe de fazer a higiene bucal, pois um problema leva ao outro, não caia nesse ciclo.
Consulta seu dentista
Muitas pessoas não vão ao dentista por acharem o tratamento caro, realmente, um tratamento odontológico torna-se muito elevado porque o paciente quando procura um dentista já está sentindo dor. Tudo isso poderia ser evitado visitando o dentista regularmente e utilizando a saúde bucal preventiva.
A prevenção é mais barata do que o tratamento de uma doença. #saúdebucal
Somos um Consultório Odontológico planejado para cuidar do seu sorriso. Contamos com técnicas e equipamentos modernos para garantir aos nossos pacientes tratamentos mais rápidos e eficientes. Aqui seu atendimento é totalmente personalizado. Nosso ambiente é aconchegante e muito agradável.
😀 Acesso fácil e seguro.
😆 Estacionamento privativo gratuito.
😀 Ambiente climatizado.
😆 Equipamentos de última geração.
😀 Internet wireless