Saiba mais sobre GENGIVITE

21.02 - gengivite.png

 Prevenção é o melhor remédio 

A Gengivite é uma inflamação da gengiva, que no seu estágio inicial da doença gengival e a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa, uma película, grudenta e incolor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva. Pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum entre os adultos. Quando não é detectada no estágio inicial, a gengivite pode ser revertida!

Esse resíduo, a placa bacteriana são compostos por bactérias que produzem toxinas, que irritam a gengiva, causando a resposta inflamatória.

O acúmulo da placa causa o Tártaro, estrutura que se calcifica ao redor do dente, abaixo e acima da linha da gengiva, nesse estágio a remoção do Tártaro só pode ser feito pelo dentista.

 

 Por que manter-se alerta? 

A Gengivite é o primeiro estágio de Doença Periodontal. Se não for tratada, a Gengivite pode evoluir para a Periodontite, que é a principal causa de perda dos dentes definitivos. Para se ter uma ideia, segundo a pesquisa Nacional de Saúde de 2013, do IBGE, na população com 18 anos ou mais:

 

geng.png

 

Periodontite

A gengivite é o primeiro estágio, e se o paciente faz um tratamento adequado nesta fase, é possível revertê-lo. Caso, não o problema pode se agravar e se tornar uma Periodontite.

Nesta fase, ocorre a inflamação que provoca um desgaste irreversível no osso, gengivas e fibras de sustentação dos dentes. Ainda possível notar, ao redor dos dentes, a formação de uma bolsa que avança para dentro da gengiva e armazena resíduos alimentares e a placa bacteriana. Se for feito um acompanhamento médico e juntamente um tratamento rigoroso, é possível evitar danos maiores e prevenir avanços da doença.

Sintomas

  • Gengivas vermelhas, inchadas ou sensíveis
  • Gengivas que sangram ao escovar ou usar fio dental
  • Retração gengival
  • Mau hálito

 

Fatores de risco

  • Fumar
  • Diabetes
  • Gravidez
  • Predisposição genética
  • Alguns medicamentos
  • Tratamentos ortodônticos
  • Higiene bucal insuficiente ou inadequada

 

Prevenção

A prevenção e o tratamento da gengivite são feitos com visitas periódicas ao dentista, para limpeza profissional e higiene bucal adequada.

  • Escove os dentes, 3x ao dia
  • Use fio dental, pelo menos 1x ao dia

Se os sintomas da gengivite aparecerem, não deixe de fazer a higiene bucal, pois um problema leva ao outro, não caia nesse ciclo.

geng2.png

Consulta seu dentista

Carie

Muitas pessoas não vão ao dentista por acharem o tratamento caro, realmente, um tratamento odontológico torna-se muito elevado porque o paciente quando procura um dentista já está sentindo dor. Tudo isso poderia ser evitado visitando o dentista regularmente e utilizando a saúde bucal preventiva.

A prevenção é mais barata do que o tratamento de uma doença. #saúdebucal

 

Somos um Consultório Odontológico planejado para cuidar do seu sorriso. Contamos com técnicas e equipamentos modernos para garantir aos nossos pacientes tratamentos mais rápidos e eficientes. Aqui seu atendimento é totalmente personalizado. Nosso ambiente é aconchegante e muito agradável.

   consultório😀  Acesso fácil e seguro.
   😆  Estacionamento privativo gratuito.
   😀  Ambiente climatizado.
   😆  Equipamentos de última geração.
   😀  Internet wireless

Venha conhecer o consultório! 

Agende um revisão e mantenha a boca saudável SEMPRE!

Segunda á sexta das 8:00 ás 20:00

Telefones: (51)37373588  (51)981539886

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s