Terapia reduz período de manifestação, diminui dores e aumenta intervalo de aparecimento da doença. Estudos demonstram que a laserterapia obtém resultados bastante animadores no combate ao herpes labial. Podendo reduzir o período de manifestação da doença, aliviando as dores e aumentar o intervalo em que o vírus causador da doença volta a reativar-se na pessoa infectada.
O herpes labial normalmente se manifesta por um período de sete a dez dias e envolve três fases. Na etapa inicial, o paciente costuma sentir um formigamento na região afetada. Na segunda ocorre a erupção das bolhas e a terceira fase se caracteriza pela formação de feridas na área atingida.
O laser apresenta melhores resultados se utilizado na etapa inicial da moléstia. Com apenas uma aplicação na fase adequada, conseguimos inibir a formação da lesão e diminuir o período de manifestação. Utilizamos a laser terapia também para estimular o sistema linfático na área afetada. Dessa forma, o fluxo linfático acelera a eliminação dos vírus que contaminam a região.
As aplicações do laser são rápidas, indolores e de custo acessível, podendo ser realizadas por cirurgiões-dentistas habilitados na utilização de aparelhos de laserterapia.