Essas férias de inverno são curtas mas é um período muito aguardado tanto pelos adolescentes e adultos na faculdade, quanto pelas crianças e pais também, é claro, que aproveitam para curtir os bons momentos de descanso com a família!
Mas, além de ser o tempo ideal para viagens, é uma oportunidade para você ir ao dentista ou levar seu filho!
Hoje em dia, além do colégio, as crianças muitas vezes estão envolvidas em projetos de música e esporte. O que é super importante para o seu bom desenvolvimento, mas essa rotina de atividades diárias pode levar a criança ao esgotamento. Uma consulta marcada após todas essas atividades não é a melhor escolha.
Portanto, se a criança estiver mais descansada irá apresentar um comportamento diferente no consultório. Na maioria das vezes elas ficam mais dispostas a colaborar, a entender a importância daquela visita e reconhecer os hábitos que devem aderir para manter-se com a saúde bucal em dia!
O intervalo entre as consultas de revisão varia muito. Se a criança não tiver cáries ou outro problema na sua gengiva e dentição o tempo é maior, por volta de 6 meses. Se a criança tiver uma alimentação rica em açúcar e pouca higiene, ou higiene deficiente, esse tempo é diminuído, em torno de 3 meses. Agora, uma criança que já apresentou cáries deve visitar o dentista em períodos menores para que os responsáveis por essa propensão maior de ter cáries seja reduzido a zero.
Os procedimentos preventivos (profilaxia, educação em saúde bucal) são indolores e muito mais baratos que os curativos (restaurações, tratamentos de canal)!