Um sorriso amarelo sempre chama a atenção no nosso consultório e um dos motivos dessa coloração nos dentes é o uso do CIGARRO.
E ontem, dia 29 de agosto foi o Dia Nacional do Combate do Fumo. Por isso vamos estamos abordando desde ontem esse assunto tão preocupante, pois o tabagismo é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo.
Postagem de ontem: clique aqui!
Estima-se que no país ocorram 200 mil falecimentos por ano, em consequência do cigarro então vamos aproveitar Dia de Combate ao Fumo, 29 de agosto, para conscientizar a população sobre os males do vício!
🚭 Mantendo os cuidados em casa
A nicotina do cigarro é uma substância causadora de dependência extrema; é por isso que não é fácil deixar o hábito de fumar. Entretanto, se a pessoa for fumante, parar de fumar será um passo importante para melhorar a saúde geral.
Uma vez que deixar de fumar é um grande desafio, a maioria das pessoas precisa de suporte. Não se deve hesitar em conversar com o dentista sobre o desejo de parar de fumar. À medida que a pessoa desenvolve um curso de ação para se ajudar, manter a boca e os dentes limpos poderá ser um incentivo diário para buscar a saúde perfeita. A escovação diária com creme dental com flúor e uso do fio dental previnem a cárie e a doença periodontal . Agora que conhecemos os perigos do tabagismo para a saúde bucal, devemos lembrar que nunca é tarde para começar o processo de um estilo de vida melhor e mais sadio.
🚭 Quer parar de fumar?
Equivocadamente muitas pessoas acreditam que o tabagista é um “viciado”, “sem força de vontade”, “que não deixa de fumar porque não quer”. Não é isso. Na verdade quem fuma sofre de dependência química, ou seja, é alguém que ao tentar deixar de fumar, se defronta com grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento, e que pode impor a necessidade de várias tentativas até que finalmente consiga abandonar o tabaco. Entender o que acontece com o tabagista e suas tentativas de parar de fumar é fundamental para que se possa ter a real dimensão do problema. Portanto, se você quer parar de fumar comece escolhendo uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Este dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial e procure programar outra coisa que goste de fazer para se distrair e relaxar.
Acesse na biblioteca o fôlder “Você está querendo parar de fumar?”.
Se não consegue parar de fumar sozinho procure um tratamento especializado. Para informações mais detalhadas, favor consultar a Coordenação de Controle do Tabagismo da sua Secretaria Estadual e/ou Municipal de Saúde.
Lembrando que todos esses problemas de doença são passível de prevenção. Ao evitar o tabagismo e outros comportamentos de alto risco consultando o dentista regularmente para consultas de rotina a pessoa poderá se prevenir e manter um sorriso branco e saudável!
Então qualquer dúvida nesse assunto pode entrar em contato com a gente!
Telefones: (51)37373588 (51)8153.9886