Instrumentos musicas de sopro X dentes 🎷 👄 ðŸŽº

16.01.19 - instrumentos de sopro

A alguns meses atrás recebi um paciente músico Herminio Junior, https://www.facebook.com/juniorwind?fref=ts, seu instrumento em especial é o saxofone o que me levou a pesquisar sobre o uso de instrumentos musicais e algumas patologias bucais, e o mais interessante foi conhecer um novo campo da odontologia.

Assim como é grande a variedade de instrumentos musicais de sopro, também é grande a influência que eles exercem sobre os dentes. Dependendo da arcada e do tipo de instrumento escolhido, essa prática pode ter consequências positivas ou negativas.

Esse reflexo dos instrumentos musicais de sopro é maior em crianças, porque elas estão em fase de troca dentária e crescimento ósseo, muscular, e o mau uso pode acarretar problemas de desenvolvimento.

Existem alguns fatores do ponto de vista odontológico que devem ser levados em consideração na hora em que se decide por aprender a tocar algum instrumento de sopro, e eles são:
– Postura dos lábios e língua
– Posição da mandíbula em relação à maxila
Para quem já possui problemas de posição dentária existem alguns instrumentos mais aconselháveis e também aqueles que devem ser evitados.

Confira logo abaixo:

– MORDIDA ABERTA:

Não é indicada a utilização de:
* Oboé
*Corneta
*Clarinete
*Fagote
*Saxofone
Os movimentos realizados podem aumentar o espaço entre as arcadas.

– FALTA DE SELAMENTO LABIAL:

* É indicada a utilização de gaita de boca porque ela auxilia na sensibilidade entre os lábios e o problema pode ser resolvido.

* LÁBIO SUPERIOR CURTO

* Indica-se a flauta, porque a prática desse instrumento pode trazer grandes benefícios para os lábios, desde que a criança não tenha dentes anteriores muito inclinados para frente.

Todos os movimentos realizados repetidamente e com muita frequência causam danos às estruturas da boca e dos dentes.

Em relação ao uso do saxofone, é importante salientar que deve-se ter muito cuidado na hora de apoiar os dentes sobre a boquilha. Toda força que se é aplicada sobre os dentes é absorvida pelo periodonto  e transmitida para o osso (dente>periodonto>osso) e podem ocorrer trincas no esmalte dentário e até mesmo inflamação. É fundamental a utilização de protetores de borracha sobre a boquilha para amortecer o impacto.

Para os usuários de aparelho ortodôntico é aconselhável a utilização de uma placa de silicone para proteger os dentes e não causar interferência no som obtido pelo instrumento.
Aprender a tocar um instrumento faz muito bem psicologicamente e fisicamente! Procure orientação de um professor de música e tire a dúvida com seu dentista de como proteger seus dentes durante as práticas!

Então na hora de escolher um instrumento peça ajuda ao seu dentista!

dentist-428647_1920

😀😆😀

Estamos te esperando para te deixar com um sorriso ainda mais bonito e manter a boca saudável SEMPRE!

Telefones: (51)37373588  (51)8153.9886

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s