­čî╣ Outubro Rosa ­čî╣ Todos na luta para conscientiza├ž├úo contra o c├óncer de mama! ­čî╣

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa ├ę comemorado em todo o mundo.

mama

Como surgiu: O nome remete ├á cor do la├žo rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o c├óncer de mama e estimula a participa├ž├úo da popula├ž├úo, empresas e entidades.┬áEste movimento come├žou nos Estados Unidos, onde v├írios Estados tinham a├ž├Áes┬á isoladas referente ao c├óncer de mama e ou mamografia no m├¬s de outubro, posteriormente com a aprova├ž├úo do Congresso Americano o m├¬s de Outubro se tornou o m├¬s nacional (americano) de preven├ž├úo do c├óncer de mama.
 
┬á┬á A hist├│ria do Outubro Rosa remonta ├á ├║ltima d├ęcada do s├ęculo 20, quando o la├žo cor-de-rosa, foi n├žado pela Funda├ž├úo┬á Susan G. Komen for the Cure e distribu├şdo aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990┬á e, desde ent├úo, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).┬á

┬á┬á Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, come├žaram efetivamente a comemorar e fomentar a├ž├Áes voltadas a preven├ž├úo do c├óncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas a├ž├Áes eram e s├úo at├ę hoje┬á direcionadas a conscientiza├ž├úo da preven├ž├úo pelo diagn├│stico precoce. Para sensibilizar a popula├ž├úo inicialmente as cidades se enfeitavam com os la├žos rosas, principalmente nos locais p├║blicos, depois surgiram outras a├ž├Áes como corridas, desfile de┬á modas com sobreviventes (de c├óncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).

┬á┬á A a├ž├úo de iluminar de rosa monumentos, pr├ędios p├║blicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e n├úo h├í uma┬á informa├ž├úo oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira ilumina├ž├úo. O importante ├ę que foi uma forma pr├ítica┬á para que o Outubro Rosa tivesse uma expans├úo cada vez mais abrangente para a popula├ž├úo e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a ilumina├ž├úo j├í existente.

┬á┬á A popularidade do Outubro Rosa alcan├žou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em┬á torno de t├úo nobre causa. Isso faz que a ilumina├ž├úo em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

images (1)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ├şcone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s