Interdiciplinaridade : Da boca ao corpo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde desde 1948 como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente a ausência de doenças ou enfermidades”. Mas mesmo hoje, mais de 60 anos depois da definição, a Medicina geral ainda se esforça para implantar uma terapia realmente integrada, que leva em conta essas três esferas ao mesmo tempo.

Sem título-2

Com a Odontologia não é diferente! “Em uma pessoa com dor, os aspectos biológicos, psicológicos e sociais interferem ainda mais nesse desconforto”. Um exemplo seria um paciente que começa algum procedimento estando ansioso, aumentando sua dor, pressão, índice glicêmico, etc. Pacientes descompensados necessitam de um olhar diferenciado.

A integralidade é a reunião de todas as partes que formam um todo, uma totalidade, completude á saúde como um todo. Uma visão integrada dos problemas daquele que senta na cadeira do consultório tem a capacidade de propiciar um tratamento melhor.

Quando o dentista enxerga seu paciente dessa forma interdisciplinar, ele passa a ter a atenção a saúde total desse paciente. Mais do que isso, ele começa e encontrar fatores antes secundários, mas que têm potencial para serem decisivos no tratamento.

Por isso aqui no consultório levamos tão a sério nossa parceria com a Dra Jocely Vieira da Costa e o Espaço de Mudança, onde o trabalho também é feito interdisciplinarmente.

12016496_1049141425120840_71434970_n

logo-escolhido-dn-dez-2014 1

Contato: Fone: (51) 3222-7949

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s