E você? Já arrancou dente puxando por um fio amarrado?

dente de leite

Quando um dente mole aparece na boca da criança , o dente vira da família toda….todo mundo quer sentir , tentar tirar, e ai pode surgir a duvida: podemos tirar em casa? quanto tempo podemos esperar até ele cair?

Eu lembro que quando dizia para minha mãe que tinha um dente mole, logo apareciam vários “dentistas “querendo tirar de toda a forma o tal dente mole o mais rápido possível como se ele fosse algo ruim !!!! Nada disso!!

Um dente mole representa um momento super importante na vida da criança o que exige dela coragem, maturidade para encarar as mudanças.

Na minha época , os primeiros dentes caiam por volta de 7 anos, quando nós entravamos na  1˚ série. Hoje em dia, o ritmo  da natureza, e o tempo são bem diferentes de alguns anos atrás o que também acaba interferindo nas trocas dentárias. Frente a isso vou colocar as principais duvidas que respondo no consultório:

1) Podemos tirar o dente em casa?

Não só podem como devem, de forma tranqüila , sem pressa nem pressão, desde que o dente  já esteja bem mole mesmo! Bem mole mesmo

2) E se sangra  demais? o que fazer?

O sangramento acontece na maiorias das vezes e  se sangrar muito  após tirar o dente pode-se  morder um pano ou gaze por uns 5 minutos  e já estará resolvido.

3) Quanto tempo podemos esperar até o dente cair?

Não tem como mensurar  este tempo….se o dente esta mole mas não esta atrapalhando a criança desempenhar as funções como mastigação , fala , podemos esperar, mas se estiver dificultando a alimentação, a higiene, deve procurar um profissional .

4) E se tiver outro dente nascendo atrás?

Isso também é bastante comum quando o dente permanente  vem paralelo ao dente de leite e portanto não é capaz de reabsorver a raiz do de leite e a criança pode sim ficar com duas carreiras de dentes, como um tubarão !!! Ainda assim neste caso não existe nenhuma urgência em tira-lo pois o permanente vai ocupar seu lugar na arcada mesmo estando inicialmente bem atrás !

laugh-536287_640

Como sempre o importante é usar o bom senso, e ter calma para esses procedimentos que envolvem a perda de um “orgão ” …. as crianças esperam muito esse hora de ganhar um novo dente e não podemos fazer desse momento algo estressante e nervoso.

E a convocação da Fadinha do Dente, que trás um brinde sugiro que não seja um brinquedos, mas sim, uma pedra , uma moedinha, algo simbólico e não comprado em loja de brinquedo pois tira a magia do momento!!! Para as meninas fica a dica de espalhar um pouquinho de gliter na cama que dá o ar mágico perfeito para a ocasião!!

saude-bucal-para-crianças1 fada-do-dente

Outra dica é assistir filmes que falam da “magia” da fada do dente, como os citados a cima: “A Origem dos Guaridões” ou “O Fada do Dente”.

 Aproveitem  e cultivem nas nossas crianças a fantasia e boas energias que esses momentos proporcionam e depois é legal contar ao filho como foi quando caiu seu primeiro dente e curtir e registrar!

tooth-fairy-vem_21083159

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s