Tratamento oncológico e o conforto do acompanhamento odontológico

oncologico

A condição bucal pode interferir no tratamento oncológico, assim como o tratamento oncológico pode interferir na condição bucal.

Apesar de ser muito importante para o tratamento do câncer, a quimioterapia e a radioterapia podem desencadear alguns sintomas que, quando não tratados, prejudicam a saúde da boca e, até mesmo, o tratamento do câncer. Os cuidados com a higiene bucal durante o tratamento da doença devem ser ainda mais rigorosos.

Cada pessoa reage de maneira diferente à quimioterapia e à radioterapia, mas alguns efeitos colaterais são mais comuns, deixando os dentes, a gengiva e a mucosas sensíveis. Entre as queixas frequentes estão a perda de paladar e o surgimento de mucosite (feridas), xerostomia (boca seca), candidíase (infecção por fungos conhecida como sapinho) e cárie de radiação. Estes sintomas podem ser temporários ou permanentes, dependendo do local e tipo de tumor, assim como da dose das medicações utilizadas.

É importante destacar que é possível prevenir e controlar estes problemas, e a principal ferramenta para isto é a manutenção rigorosa da higiene bucal. Além disso, o paciente preciso de cuidado odontológico antes, durante e após as terapias para o câncer. Consultas periódicas com o dentista são sempre essenciais. No caso do paciente oncológico, essa necessidade se acentua ainda mais. Estas pessoas deverão receber cuidados odontológicos especiais por toda a vida.

 Os efeitos do tratamento oncológicos na boca!

ct-scans-1-262490-m

A radiação interfere no tecido do tumor e também em células saudáveis que estão próximas a ele. Os dentes sadios, gengiva, mucosa e glândulas salivares são alterados pela radioterapia, diminuindo a divisão celular. Isso gera alguns problemas a nível de circulação, levando a um efeito de reparação menor, diminuindo a luz dos vasos sangüíneos, diminuindo a nutrição, a defesa, propiciando assim a infecção. Com relação à mucosa (região da bochecha e lábio) a diminuição da divisão celular provoca uma sensibilidade maior e qualquer atrito que haja será mais irritante e mais dolorido. A radioterapia afeta também as glândulas salivares, diminuindo o fluxo salivar, a lubrificação, aumentando o atrito e o trauma da mucosa contribuindo para a inflamação da mucosa (mucosite). Neste período não pode fazer a extração de nenhum dente devido à diminuição da divisão celular e à baixa nutrição pelo sangue, aumentando assim a chance de necrose óssea (osteoradionecrose). Sendo assim, a infecção acaba sendo pior do que a própria doença e é de difícil controle.

A Quimioterapia ao contrário da radioterapia que produz efeito permanente a longo prazo, tem o efeito mais momentâneo, durante o período da aplicação. A quimioterapia interfere também nas células tumorais e nas células próximas ao tumor. Todo o sistema de defesa do local é diminuído. Uma pequena infecção na boca passa a ser um problema muito grande do ponto de vista de disseminação.

 

Confira algumas regras essenciais para a manutenção da saúde bucal

doctor-563429_1280

–  Cuide detalhadamente da higiene. Passar fio dental, escovar cuidadosamente os dentes, a gengiva e a língua após as refeições são fundamental. Neste processo, indica-se o uso de escovas com cerdas macias e creme dental com flúor.

–  Quem faz uso de dentaduras deve certificar-se de que está bem ajustado a sua boca. Ela deve ser limpa diariamente.

–  Mantenha a boca úmida. Além de beber água frequentemente, mascar chicletes sem açúcar e utilizar saliva artificial podem ajudá-lo.

–  Evite o uso de enxaguantes bucais com álcool e de palitos de dente.

–  Não consuma bebidas alcoólicas ou produtos derivados do tabaco (cigarro, charuto, cachimbo e fumo para mascar).

–  Consulte um dentista regularmente.

Fonte:  http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_34/entrevista.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s