Café x Dentes Brancos

14 de abril - dia internacional do Café

Hoje, dia 14 de abril, dia internacional do café, resolvemos fazer essa matéria falando do nosso bom e velho vicio de cada dia, o café. E também como lidar com ele e manter os dentes brancos!

O café causa manchas nos dentes devido à sua coloração: Pelo seu excesso de pigmentação. “Apesar de não parecer, o esmalte do dente é poroso, quando essas comidas e bebidas são consumidas com frequência e a higienização não é correta os dentes podem ficar manchados”.

Cuidados após o consumo dos alimentos

Um dos cuidados após ingerir os alimentos com pigmentação forte  é fazer um bochecho com água. “Também procure escovar os dentes cerca de 10 a 20 minutos depois da ingestão de alimentos ácidos, assim você evita a abrasão das superfícies desmineralizadas e permite a ação remineralizadora da saliva”.

Cuidados no dia a dia

Primeiro, é essencial realizar a higiene bucal adequada, escovando os dentes após cada refeição. “Quando isso não acontece, o dente pode perder minerais, o que faz com que a proteção dentária, o esmalte, seja danificada, tornando o dente mais poroso e assim mais suscetível à ação de alimentos pigmentados e que consequentemente mancham os dentes”.

Procure visitar o dentista de seis em seis meses. Esse profissional irá realizar uma limpeza dental e assim ajudar a prevenir o aparecimento de manchas e polimentos para remover a manchas mais externas. “Ingira os alimentos que mancham os dentes com moderação. No caso do café, opte pela versão de café com leite”.

O clareamento dental

14 de abril - dia internacional do Café2

Quando o dente já está manchado ou amarelado uma opção para resolver o problema é o clareamento dental. “O procedimento oferece a possibilidade de clarear os tecidos mais internos do dente por meio da ação oxidante do peróxido de hidrogênio, a qual quebra as moléculas de pigmento em moléculas menores, favorecendo a reflexão de luz. Assim, o dente aparenta ser mais claro”.

Dentes que estão sendo clareados com substâncias à base de peróxido de hidrogênio, ou que passaram por técnicas clareadoras recentemente, ficam transitoriamente mais porosos em sua superfície e, portanto, mais suscetíveis à pigmentação. Por isso, é importante tomar algumas medidas mais rígidas quanto à alimentação durante e após um clareamento.

Cuidados durante e após o clareamento

Durante e após o clareamento é importante que a pessoa evite o cigarro e batom vermelho, isto porque eles também podem manchar os dentes. Além disso, os alimentos excessivamente corados e os ácidos também devem ser evitados e não apenas ter o seu consumo restringido. “As recomendações mais específicas para cada tipo de clareamento são dadas pelo cirurgião-dentista”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s